Falando Sobre: Yu-Gi-Oh! GX Season 1

Hey, eu não sei porquê eu estou fazendo isso, mas eu tenho tempo livre e grandes ideias sobre coisas irrelevantes. É basicamente isso que eu vou fazer nesse blog, escrever textos gigantes sobre coisas que vocês nem sabiam que davam pra ser dissecadas a tais níveis.

Então sem mais delongas, eu me chamo Derek e vim aqui hoje pra falar muito sobre Yu-Gi-Oh!... e esse é só o primeiro DE MUITOS textos sobre isso. Agora você, jovem pessoa, me pergunta: "se vai falar de Yu-Gi-Oh! por que diabos você está começando pelo GX? não deveria começar pelo clássico, ou até mesmo o Zero?". Ao que lhe respondo: Acalme-se, tudo no seu tempo, eu estou começando pelo GX pelo simples motivo de que o pior (o que vai gerar o melhor dos artigos) se deixa pro final, então tenha paciência, eu vou chegar no Clássico e quando eu chegar, acredite, vai ser genial.

Vamos lá então, aos meus 7 anos de idade eu conheci uma pequena série de um desenho japonês sobre jogos de cartas chamada Yu-Gi-Oh! e minha mente de criança ficou maravilhada pelas criaturas incríveis batalhando ao comando de aparentemente adolescentes e adultos e então, como toda boa criança, eu implorei aos meus pais para que me comprassem essas cartas... e eles cometeram o erro de comprar as cartas. E foi assim que eu me tornei um amante de Card Games em geral, mas principalmente Yu-Gi-Oh!. Hoje em dia, apesar de não jogar mais fervorosamente os já citados Card Games, ainda me mantenho na comunidade e de vez em quando até compro algumas cartas, seja para coleção ou apenas para saciar aquele lado nostálgico que existe em mim sempre que vejo um pacote de cartas fechados.

Percebam, eu acompanho essa série desde muito pequeno, eu adoro o jogo e provavelmente vou adorar até o último dos meus dias... ou o último dos dias do jogo e com isso eu tenho que admitir eu vi todos os Animes de Yu-Gi-Oh!... várias vezes ainda... só o clássico eu vi 3 vezes inteiro e posso dizer com toda certeza e confiança: Eles são péssimos, extremamente mal escritos e mal desenvolvidos. Cada um deles, cheio de falhas e se tornando um poço comercial para as cartas tão grande que chega a ser doentio.

Tendo tudo isso em vista, chegou a hora de analisar o famigerado Yu-Gi-Oh! GX, mais especificamente a sua primeira temporada... Não, eu não vou analisar só essa temporada, vou analisar todas as 4, incluindo a que nunca foi dublada, mas vou separar elas para ser mais claro os pontos em cada e também porque se eu fosse falar das 4 temporadas de uma vez, as pessoas levariam no minimo 10 minutos para ler essa postagem inteira de tão longa que seria.

Aaaa que elenco incrível e nada desproporcional, não é mesmo? 

Falando do elenco, vamos dar uma olhada nesses jovens tão diferentes e nem um pouco estereotipados:




Jaden Yuki: Nosso brilhante protagonista, e também um aluno preguiçoso. Vejam bem, o Jaden é o clássico Adolescente preguiçoso porém extremamente talentoso e cujo coração é cheio de bondade e ideais heroicos, ele é o primeiro a se levantar quando escuta as palavras "desafio" e " ajudar" e nunca se da mal por isso, se tornando o arquétipo perfeito para um herói de anime



Syrus Truesdale: Pequeno, Tímido e sem talento, talvez um dos poucos personagens que se desenvolvem em Yu-Gi-Oh!, porém seu desenvolvimento e forçado e boa parte dele ocorre fora das telas, então... irrelevante. Ele é o melhor amigo de Jaden e quase como uma líder de torcida as vezes, sempre lá pra ajudar seu melhor amigo, esse fiel escudeiro tem um coração bom, mas medo demais para tomar a frente em momentos cruciais.


Chumley Huffington: Repetente na Academia de Duelos e colega de quarto de Jaden e Syrus, no inicio do anime é mal humorado e não faz nada além de dormir, porém ele depois fica amigo dos dois citados anteriormente e passa a agir como alguém ativo no elenco... e era melhor que tivesse ficado deitado, ele se torna um alivio cômico quase que instantaneamente após ficar amigo dos dois e raramente duela, sendo relegado a piadas o tempo todo e por algum motivo, constante insistência na vontade de comer queijos quente



Bastion Misawa: O único representante do dormitório amarelo na primeira temporada, apesar de ser tido como um duelista extremamente inteligente e talentoso, ele é relegado a ser mais secundário que o Syrus e é literalmente esquecido em diversos momentos. Mesmo tendo seus momentos de fama no inicio do anime, ele logo vira apenas mais um no elenco de personagens. Ele é muito mal trabalhado e seu desenvolvimento é inexistente, na realidade, chega um ponto onde ele regride como personagem.


 Alexis Rhodes: A mulher dessa geração... sei que parece meio sacanagem defini-la assim, porém é tudo que os escritores desse anime lhe dão de características, apesar de ser mais relevante que todas as outras personagens femininas de Yu-Gi-Oh!, isso não é grande conquista, uma vez que a maioria vê nenhuma ou quase nenhuma relevância nessa franquia. Seu personagem tem indícios de que seria trabalhado, porém isso era deixado de lado para que existissem episódios onde ela pudesse ser tratada como um objeto de disputa e forçando interesses românticos entre ela e o protagonista... que nunca passaram de especulação ou pequenas provocadas dos escritores.


Zane Truesdale: Irmão mais velho de Syrus, o melhor aluno da academia e duelista incrivelmente talentoso, primeiro a derrotar o protagonista no anime, bem cedo por sinal, para os padrões Yu-Gi-Oh!, porém sua relevância é interrompida ai, ele se torna apenas um instrumento de "é até aqui que o Jaden quer chegar" e mesmo quando deveria ser relevante para a história, se subjuga a um papel secundário graças a Plot Armor desenvolvida pelos vilões



Chazz Princeton: Garoto rico que no inicio do anime quer apenas derrotar Jaden para provar que ele teve apenas sorte em seu primeiro duelo no Anime, a medida que os episódios passam é revelado seu relacionamento com sua família, a pressão que ele recebe e então o personagem é moldado de maneiras diferentes, acaba saindo da academia e depois regressando no dormitório vermelho. Chazz é possivelmente o único personagem desenvolvido na primeira temporada e por mais que seu desenvolvimento acabe por ai, já é mais do que a grande parte dos personagens dessa franquia 



Velian Crowler: Professor na academia, primeiro oponente de Jaden e também de certa forma, o primeiro antagonista da série, não no sentido de querer poder ou dominar o mundo, mas ele era contra a permanência de Jaden na academia. Sua relevância se mostra nula quando percebemos que a maior parte do começo do anime serve para nada e a unica coisa que ele serve é para armar duelos entre Jaden e os outros personagens, assim teríamos mais duelos introdutórios  


Lyman Banner: Professor na academia e não estaria nessa seção se ele não fosse importante para o plot no final do Anime, basicamente um personagem irrelevante até o plot básico da temporada finalmente ser revelado, e mesmo depois de revelado ele é relegado ao esquecimento até fazer seu papel na história e literalmente morrer.





Atticus Rhodes: Irmão mais velho de Alexis. Ele está desaparecido pela primeira metade do anime e só está nessa seção porque também tem uma certa relevância para a história da temporada, quando encontrado ele está possuído por um dos antagonistas da temporada e tem de ser resgatado, após resgatado é revelado ser uma casca vazia sem personalidade e que existe apenas para tapar buraco




Tendo dito tudo que há pra se dizer dos personagem, vamos então para o primeiro episódio, onde nós somos apresentados ao nosso incrível e carismático protagonista Jaden Yuki, ou Yuki Judai, se você assistir o original em japonês (eu vou utilizar os nomes da dublagem pelo simples fato de que são mais fáceis de lembrar para mim, já que foi como eu os aprendi na minha infância) e nosso grande herói está atrasado para seu exame de admissão na grandiosa Academia de Duelos, sim, nesse universo existe uma faculdade para jogar cartas; não, eu não acho que isso faça sentido; não, eu também não vou criticar isso, pois se trata de um universo onde a economia gira em volta de jogos de carta, então vamos fingir que é um universo paralelo onde isso existe mesmo sem fazer sentido.

Enquanto Jaden corre como o vento e mais rápido que BARRY ALLEN ele grita para que todos saiam de sua frente, porém o que ele não faz é olhar para a frente, o que leva nosso brilhante herói a trombar em uma pessoa o que faz com que ele caia, derrube suas cartas no chão e incomode a vida de um cidadão de bem... ou quase, pois esse cidadão de bem ao ver as cartas de Jaden entende que se trata de um Duelista e ele fica animado com isso.

Até mesmo se você não viu Yu-Gi-Oh! antes você sabe em quem o Jaden trombou 

Ao Jaden se levantar e perceber quem é a pessoa na qual ele esbarrou (e o Anime não deixar em nenhum momento o nome do Yugi ser dito) Yugi interrompe nosso herói e lhe entrega uma carta que "Ele sentiu que deveria ficar com Jaden" e então Jaden segue sua jornada em direção ao lugar que ele deveria estar.

Vai episódio, vem episódio, blá blá blá, somos apresentados a outros personagens da trama de maneiras superficiais e irrelevantes demais para tirarmos qualquer conclusão sobre eles no momento (spoiler, as coisas não melhoram muito no decorrer da temporada... ou melhor, no decorrer da série) e então somos apresentados ao Dr. Crowler, um personagem andrógeno que serve de alivio cômico mas ao mesmo tempo deveria ser um rival do protagonista... sem surpresa nenhuma, o personagem dele é bem mal desenvolvido também. Crowler está prestes a encerrar os exames e então ele recebe a noticia de que um ultimo candidato chegou atrasado, ele quer encerrar mesmo assim, porém uma ligação do Chanceler da escola faz ele mudar de ideia, então Crowler não só permite o duelo como também diz que irá duelar pessoalmente com o candidato... que não é ninguém mais ninguém menos que o brilhante Jaden Yuki.
E então tem inicio o grande duelo, Dr. Crowler (Doutor pq ele tem um PhD em Duelos... PHD EM DUELOS, EU REPITO, PHD EM DUELOS) versus Jaden Yuki, em jogo, a admissão de Jaden na Academia de Duelos. E é aqui que conhecemos o deck de Jaden, agora eu lhe pergunto, não a você que assistiu a este anime já, a você, que nunca viu, qual o deck de Jaden? uma dica, pense num clichê, lembrando-se que ele é um adolescente e que ele é o herói da trama...

A gente fala da animação ruim depois, eu prometo

Isso mesmo, Super Heróis, o deck do Jaden é baseado em Super Heróis... e ele é o herói da trama, genial não acham? porém relaxem, as coisas ficam piores a media que conhecemos os personagens, por exemplo, o Syrus usa maquinas pequenas e fofas, sendo ele um garoto pequeno e "fofo", o Chumley, que parece um Coala, usa um deck de Coala, Alexis que é uma garota utiliza um deck de bailarinas e patinadoras e por ai vai... a criatividade não estava em alta nessa época... mas isso pelo menos melhora um pouco conforme o anime vai passando, então... é, digamos que isso é uma falha da primeira temporada.

O duelo acaba, o Jaden vence com a ajuda da carta que o Yugi deu pra ele mais cedo no episódio e com isso o episódio acaba finalmente. Agora, por mais que eu tenha meio que feito um reviewzinho do primeiro episodio a parte, esse texto não vai se tratar de review episodio por episodio, o texto ficaria imenso, porém, alguns episódios eu vou aprofundar mais que os outros para ilustrar pontos e o primeiro episódio foi mais focado para mostrar do que se trata a série mais ou menos, e como eles levam as coisas por aqui.

Os episódios que seguem são o que gosto de chamar de episódios de duelos introdutórios, existe uma crença em Yu-Gi-Oh! que todo episodio precisava de um duelo, isso é abandonado após um tempo, mas enquanto isso era regra, todo episódio tinha um duelo, por mais inútil que ele fosse, ele existiria naquele episodio puramente pelo motivo de vender cartas e nos primeiros episódios, eles usavam isso para apresentar os personagens mais importantes e seus decks mirabolantes.

Isso nos leva a uma incrível sequencia de 26 episódios sem relevância nenhuma para a história, que serviam ou para apresentar um personagem ou para nada em geral. E então chegamos ao ponto de que temos um episódio sobre o plot e ele envolve viagens interdimensionais, onde Jaden vai parar num mundo egípcio (por que esse anime não só vende cartas como recorre a nostalgia para o fazer) e tem de duelar para sair de lá (sim, todo conflito é resolvido via um jogo de cartas) plot vai plot vem, o Jaden duela, ele vence, eles são liberados daquela dimensão louca e o Jaden recebe meio colar para ajudar a protegê-lo de magia negra... mas não sem a outra metade, que tá junto da unica outra pessoa que foi parar naquela dimensão e venceu o duelo para sair.

Eu sei, isso parece idiota, mas é porque é idiota mesmo

E felizmente, diferente do que eu imaginei, esse conflito é resolvido LITERALMENTE nos episódios seguintes, onde Jaden encontra o dono da outra metade do colar. Então nesses episódios somos apresentados a seguinte situação, existem 3 cartas de feras sagradas (não confundir com deuses egípcios) enterradas no fundo da academia, selada a sete chaves, tem uma galera do mal querendo por as mãos nessas cartas porque elas contem poderes de DOMINAAAR O MUUUNDO e eles estão vindo para a academia pegar as chaves e tentar destrancar as cartas. O Chanceler tem a brilhante e incrivel ideia de entregar as chaves para 5 alunos incrivelmente talentosos (Jaden, Bastion, Alexis, Chazz e Zane) uma ao Dr. Crowler por quê sim e uma a um professor que nunca duelou no anime até esse ponto (mas não se preocupem, ele é um plot device, então ele precisava de uma das chaves) afinal, as chaves só ativavam caso a pessoa que quisesse abrir o portão derrotasse a pessoa que segura a chave em um duelo... e isso é a coisa mais idiota que eu já ouvi na vida, como a chave sabe que quem tá segurando ela é um guardião? como a chave sabe que quem está duelando contra quer abrir os portões? por quê não trancar as cartas e sei lá... NÃO FAZER CHAVES já que a desgraça das cartas são tão poderosas e destrutivas? nunca saberemos.

Logo em seguida o primeiro desses indivíduos mal intencionados, sob o nome de Mortalha da Noite (descobrimos também que esses indivíduos mal intencionados tem o nome de Cavaleiros das Trevas... é eu sei, quanta criatividade) chega na academia e ele vai atrás de nosso grande herói Jaden, que é desafiado a um duelo e blá blá blá, se ele perder ele perde a alma, a chave e os amigos dele são jogados na LAVA, sabe como é né, apenas mais um duelo de fim de semana pra essa galerinha da pesada. Porém o Jaden vence o duelo e derrota o Mortalha da Noite, prendendo a alma DELE numa carta e descobrindo que ele estava usando o corpo do perdido irmão da Alexis, Atticus, para seus propósitos nefastos... a sim, ambos Jaden e Atticus desmaiam e estão desacordados no fim desse episodio.

Meus olhos queimam... e não é por causa da lava 

Agora o segundo cavaleiro das trevas chega a academia, Camula... a... Vampira... urgh, sim, temos vampiros agora, mas tudo bem, a coisa não melhora com o tempo e nem com os próximos cavaleiros das trevas, então, a gente aguenta essa. Jaden acaba de sair do hospital e "não está em condição de duelar" afinal, você tem que estar no topo da sua performance física para jogar cartas, não é mesmo? e então quem duela é o grande Dr. Crowler... e ele perde, a alma dele é presa em uma boneca de pano e a chave dele é enviada ao portão e bum, uma das chaves já era.

A parte triste é que ele era um personagem melhor quando era uma boneca de pano

Depois Zane vai duelar com a Vampira, e após um duelo onde Zane deveria ter vencido, Camula ativa uma carta Plot Armor que permite com que ela sacrifique a alma de alguém pra trazer um monstro do cemitério (não que isso faça sentido, mas né, nada faz sentido nessa merda de anime) e ao ameaçar enviar a alma do irmão de Zane para sabe se lá que limbo estranho existe nesse universo louco deles Camula vence o duelo por quê o Zane desiste para salvar seu irmãozinho e com isso mais um que vira bonequinha de pano e mais uma chave pro portão. Então finalmente, Jaden duela contra a vampira, ela tenta usar o mesmo movimento baixo de pegar a alma de alguém, o colar muito louco do Jaden que ele reconstruiu depois que derrotou o Mortalha protege a alma de todo mundo, ela sacrifica a própria alma e perde o duelo, então ela vai pra sabe-se lá que limbo existe nesse universo louco deles e todo mundo que era boneca de pano volta ao normal.

Jaden salva o dia de novo mais uma vez... E ainda vai salvar muito mais

A esse ponto vocês já entenderam, basicamente os episódios seguem a fórmula de um cavaleiro aparece, um ou mais duelos ocorrem, esse cavaleiro é derrotado e bora pro próximo, com eventuais episódios inúteis no meio que não importam para a história... percebem o problema? até mesmo a parte que envolve a história se torna repetitiva e é interrompida por coisas que ao invés de serem alívios e divertidas, é mais do mesmo só que atrapalhando o ritmo da história e não, isso não é por quê eles precisavam de fillers para alcançar o mangá, uma vez que o anime não é vinculado ao mangá, muito pelo contrário, ele veio antes, esses episódios que são fillers estão lá por existirem mesmo, o que irrita e cansa a pessoa que assiste e no final, não se pode nem dizer que esses episódios desenvolvem os personagens por que se tem algo que não existe em Yu-Gi-Oh! é desenvolvimento de personagem, isso é um SACRILÉGIO para os produtores desse anime.

Seguimos então para o próximo cavaleiro, Amazona bombada, Bastion é derrotado e perde a chave, Jaden a derrota. O próximo, um grupo de bandidos, Chazz os derrota sem dificuldade, sem chaves perdidas nesse aqui. Cavaleiro seguinte, a múmia de um faraó egípcio, derrotado por Jaden em um episódio extremamente chato, diga-se de passagem. O seguinte, um ex-charlatão que apareceu no sexto episódio e foi consumido pelo poder das trevas e agora é um dos cavaleiros, destruído pela Alexis em um episódio cheio de throwbacks, o que não quer dizer que tenha sido divertido.

Nesse momento já foram 6 dos 7 cavaleiros porém antes de conhecermos o sétimo, um fato interessante, o sétimo guardião da chave, o Professor que não duelava, ele estava sumido, ele não havia duelado em nenhum momento e simplesmente desapareceu. Voltando ao sétimo cavaleiro, ele é uma figura mascarada e com uma roupa bem robusta e ele aparece na ilha derrotando os guardiões restantes um por um e sem se mostrar para os outros guardiões enquanto o faz, sendo assim, Chazz e Alexis são derrotados e perdem suas chaves, fazendo com que restem apenas as chaves do Professor e do Jaden. O Jaden é desafiado pelo ultimo cavaleiro e no meio do duelo é revelado que ele é ninguém mais ninguém menos que, pasmem, o professor... é eu sei, isso não surpreendeu ninguém, e acreditem, é menos surpreendente ainda quando você vê no anime isso.

A cara desse gato me diz que tem algo de MUITO errado aqui

E então o professor é derrotado, ele revela que isso na realidade era parte do plano dele, ele quer parar a pessoa que está por trás de tudo isso, entrega uma carta pro Jaden e vira um espirito. Agora a coisa ficou séria, vai chegar o boss final e vamos ter O DUELO do século... mas não sem antes um episodio idiota pra tapar buraco. Chegado o episodio do duelo final, o grande vilão, revelado agora como Kagemaru, o dono da Academia de Duelo e um velho de no minimo 90 anos (notem, MINIMO) em um robô muito loco é arremessado no meio de uma espécie de arena criada pelos pilares das chaves que abriam o portão para as bestas sagradas e então ele simplesmente pega as chaves e abre a porra do portão... o que faz com que os últimos 22 episódios de plot sejam totalmente irrelevantes, por que ele faria exatamente a mesma coisa se os duelos NUNCA TIVESSEM OCORRIDOS... e quando você percebe que viu 48 episódios de pura inutilidade... você tende a ficar meio PUTO.

Duelo vai duelo vem, o Kagemaru invoca as bestas sagradas, rejuvenesce e vira um cara bombadão, joga cartas e mais cartas enquanto o Jaden se defende e tenta derrotar as feras com cartas e mais cartas até que ele usa a carta que ele ganhou do Professor Plot Device e ganha o duelo, faz o Kagemaru voltar a ser um velho caquético e salva o mundo... no duelo final que me deixou mais bravo do que nunca .

Eu deveria levar esse vilão a sério? olha isso, ele é um cara bombado com uns pano na virilha!

Então temos 3 episódios de conclusão que mostram um duelo do Chumley vs Crowler que ninguém se importa e então a incrível revanche entre Jaden e Zane que termina em empate e consegue ser brochante, sendo que as pessoas ficaram na expectativa pra esse duelo desde o episódio 9. Mas é, com isso terminamos a primeira temporada e meu amigo, que horror... O que dizer? a história é rasa, demora muito tempo para engatar e mesmo quando engata, ela é virtualmente inútil graças a 1 minuto de episodio no final da temporada e após o fim do conflito ganhamos mais coisas sem relevância porque todos sabem que eles não poderiam começar a segunda temporada logo de cara.  

Quanto a animação, ela é péssima, porém, Yu-Gi-Oh! nunca foi o anime mais bonito e também, nunca foi o com maior orçamento, então na medida do possível ela é tolerável até o momento... infelizmente o mesmo não pode ser dito de temporadas futuras cuja animação é tão ruim quanto, se não pior, mas isso é papo para as próximas postagens.

Os personagens, meu amigo, como são mal escritos, tirando um ou outro episódio onde eles trabalham um pouco a personalidade do personagem, eles não recebem nenhum desenvolvimento e mesmo esses episódios de desenvolvimento são irrelevantes, pois um episodio depois e tudo é deixado de lado e eles voltam a ser quem eram no primeiro episódio.

Os vilões são desinteressantes e não tem nada que nos estimula a sentir qualquer espécie de simpatia por eles, os Cavaleiros são tão aleatórios que parece que eles foram feitos usando uma roleta que eles giravam para tirar o tema do próximo cavaleiro das trevas. O vilão final não é ameaçador, ele não tem nenhum Build-Up, ele não é citado em nenhum momento e ele aparece do nada dizendo que era tudo parte do plano dele, age como se fosse poderoso e nós temos que acreditar, pois em nenhum momento nos é estabelecido o quão poderoso ele é. Outro problema com o Kagemaru é que ele é desprovido de motivação, durante o duelo ele diz que quer o poder das bestas para voltar a ser jovem, porém o poder dessas feras é de destruição mundial, nada se conecta e o vilão se torna cada vez mais raso e irrelevante.

Esses são muitos dos problemas da primeira temporada, e sinceramente, eu nem sei se consegui cobrir todos, eu posso ter esquecido de algo ou simplesmente não ter visto algo, afinal, é muita falha para uma pessoa só analisar, então se alguém tiver algo a dizer, pode deixar nos comentários que eu vou dar uma olhada. Caso alguém discorde e ache o GX uma obra de arte, diga também, eu adoro discutir com pessoas e se você tiver bons argumentos para defender sua posição, eu vou ficar mais que feliz em ler e discutir com você.

E assim concluímos o pequeno Review da primeira temporada de Yu-Gi-Oh! GX. Porém temos mais 3 para ver e acreditem... se acharam a primeira ruim... a Segunda consegue ser pior, não pelos mesmos motivos, mas por muitos outros... MUITOS outros mesmo.








Comentários

  1. Opa Drk, achei maneiri você decidir parar de ser vagabundo e fazer algo, mas ainda assim tem umas parada que você devia dar aquela aprimorada, não tem nada no artigo todo que tá errado mas isso se dá porque ficou meio raso, acho que por medo seu de fazer o artigo muito longo, uma boa é assumir que as pessoas que estão lendo já viram o anime, porque tô jeito que tá parece que você tá me explicando toda história enquanto xinga ela, todo mundo sabe que o anime é uma merda porque ele é raso, mal feito e tudo mais, você não precisa falar algo que já sabem, talvez seja uma boa fazer como o Motherbasement fez com uma parte de SAO aonde ele falou o que ele mudaria no anime pra ficar decente, mas não desanima não, boa sorte com teu blog se BB

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Rapaz assista o yugioh 5ds versão japonesa. O roteiro é show muito bem bolado. Diferente do Gx.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti, tenho más notícias pra vc

      Excluir
    2. Se manda ver o 5ds legendado e crítica o roteiro do GX, sendo q na versão legendada é densa e bem construída !! Assisti a 3° legendada e reveja seu comentário

      Excluir
    3. Realmente GX é tem um roteiro ótimo o que mata é a dublagem da 4Kids!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - Melhores Megazords de Power Rangers

A Rede de Morfagem

Sins of the Future - Review