Falando Sobre: Yu-Gi-Oh! GX Season 2

E lá vamos nós de novo, chegou a hora, Yu-Gi-Oh! GX Season 2 e meu amigo, que bomba. Se a temporada anterior tinha problemas com o vilão essa temporada mostra o que NÃO fazer com um vilão. As temporadas de Yu-Gi-Oh! são sempre longas demais, sempre coisas de 50 episódios aproximadamente e bem, deixar seu vilão para os dois últimos episódios é ruim, agora mostrar seu vilão desde o primeiro episódio e ainda conseguir deixar ele mal explicado e nem um pouco ameaçador é algo louvável de tão ruim.

Bem, melhor explicar do que apenas falar. A Season 2 de Yu-Gi-Oh! GX se desenvolve na premissa de que uma entidade conhecida como "A Luz" se cansa do equilíbrio e resolve tomar o controle, porém o que motiva a entidade a se cansar ou de onde surgiu essa entidade, WHO THE HELL KNOWS? isso não é explicado obviamente e desde o começo o vilão parece fazer as coisas por que ele quer.

Yu-Gi-Oh! GX, você ainda será o fim de mim

Porém essa season não traz apenas uma história mal escrita, não não, só dessa vez numa promoção excepcional você leva junto com sua história medíocre um pacote imenso de Personagens Mal Escritos, isso mesmo! a Season 2 nos apresenta não um, não dois, muito menos três personagens novos mas sim QUATRO personagens novos com relevância ao elenco principal! Porém nenhum deles vai ser bem desenvolvido! ENTÃO NADA MELHORA! NADA NUNCA MELHORA NESSA DESGRAÇA DE FRANQUIA! DESGRAÇA DE SÉRIE!... ahem... desculpem-me pelo pequeno momento, apenas colocando coisas pra fora... elas precisavam ser colocadas para fora, acreditem.

Então vamos falar dessas personalidades GENIAIS que nos são apresentadas dessa vez... Lembrando que eu só vou citar os personagens NOVOS aqui, se quiser saber sobre o resto do elenco, apenas leiam o texto sobre a primeira temporada, acreditem, vocês vão ficar perdidos nos nomes, são muitos. De volta ao assunto em questão, aqui estão os mais novos integrantes dessa galerinha da pesada:


Aster Phoenix: O novo grandioso Rival de Jaden Yuki, por quê depois de Zane se formar, eles precisavam de alguém para preencher o papel do mesmo. Aster é um prodígio dos duelos e atua no circuito profissional apesar de sua idade (e de não ter se formado). Ele tem um papel principal na trama junto de Jaden, mas acredite, isso não significa que ele seja um bom personagem.



Tyranno Hassleberry: Novo amiguinho do Jaden, substituto do Bastion (mesmo que o Bastion AINDA esteja na série) e também um dos personagens mais sem sentido da história. Representante do Dormitório Amarelo, porém não o unico dessa vez, agora ele se junta a Bastion e também, surpreendentemente, ao Syrus (que é promovido nessa temporada) para dar um pouco de visibilidade para a "Barraca Amarela".




Sartorius: O vilão da temporada, na realidade ele está possuído pela entidade conhecida como "A Luz" e sendo controlado por ela e infelizmente é isso que se resume Sartorius. Nenhum momento no anime é reservado para nos mostrar quem ele é não sendo controlado ou o que levou ele até ser controlado, tudo que sabemos é que ele é um cara muito obcecado por destino.




Jean-Louis Bonaparte: É isso mesmo, meio Francês, baixinho, gordinho e irritante, o pior personagem dessa season é o Vice Chanceller Bonaparte, fazendo dupla com o Dr.Crowler, Bonaparte é sem duvidas uma das coisas que ninguém queria e ninguém gosta dessa season, até mesmo aqueles que viram isso provavelmente nem se lembram desse personagem, por que ele n serve pra nada. Mesmo assim, ele tem um Screentime grande o suficiente para ser relevante falarmos dele aqui.



E esse é o elenco novo. Eles não são a unica novidade nessa temporada, mas isso a gente via descobrindo conforme o negócio rola, okay galera? okay. Vamos nessa então por que a estrada é longa e tortuosa.

Nossa aventura começa com o Jaden dizendo que ele quase não passou de ano, o que convenhamos, é um ÓTIMO começo, não é? e então nós somos apresentados a Aster Phoenix, o novo rival de Jaden e, adivinhem só? eles duelam, porém Aster não está utilizando seu deck de verdade, na realidade, ele está usando cartas de pacotes que ele abriu mais cedo no dia... e deve ter sido um Battle Pack, por que são cartas genéricas e casuais que funcionam bem num cenário casual, que é exatamente a proposta dos pacotes Battle Pack. Mas isso não importa, conhecendo o universo de GX, provavelmente os pacotes não tem nome e as cartas que vem lá são totalmente aleatórias, porém o Aster conseguiu abrir os pacotes e tirar as cartas necessárias para um combo que quase derrotou o Jaden.

Ok, hora de falar de um problema que eu não falei no ultimo texto, basicamente habilidade para os personagens do anime é sorte, o episódio inteiro eles falam de como o Aster é um duelista INCRÍVEL e muito habilidoso onde tudo que ele fez foi puxar as cartas certas... e nem era um combo forte, é só que o Deck do Jaden e de todo mundo no anime é horrível. O que me leva a pensar no que o anime poderia fazer para mostrar habilidade de verdade (e também, o que é habilidade em um jogo de cartas), felizmente eu não tive que pensar muito, o Youtuber americano Mother's Basement fez um vídeo falando sobre os problemas em animes de Card Games e apesar de eu não concordar com tudo que foi dito, ele tem uns pontos excelentes e fala bastante do problema em questão, recomendo que assistam esse vídeo quanto antes, isso é, se estiverem interessado pelo assunto claro.

Essa exata mesma cena pode ser vista pelo menos mais 7 vezes em vários episódios diferente nessa mesma temporada

Assim começamos a temporada, com um duelo sem muita significância, o vilão da temporada, que no momento está controlando o Aster, diz que fazia parte do destino de Aster duelar com o Jaden e perder. Então conhecemos o novo conceito para o storytelling desse Yu-Gi-Oh!... MINI ARCOS!!! basicamente toda sequencia de episódios contava uma pequena história que caminhava ao desfecho da temporada, o problema aqui é que esses mini arcos são cansativos e alguns fazem zero sentido com o próximo e assim sucessivamente até o final do Anime.

E vamos ao primeiro Mini Arco: Jaden e Aster, consiste em basicamente 7 episódios, sendo apenas 3 relevantes, que culminam no segundo duelo de Jaden e Aster o qual o Jaden perde e como consequência de perder o duelo, ele para de enxergar as cartas dele, todas elas ficam brancas e ele não pode mais duelar.

Jaden perdendo um duelo importante? olha, eles tentaram inovar!

Agora, segundo Mini Arco: Jaden em busca de Redenção, 8 episódios que contam que Jaden foge da academia por que, se ele não pode duelar, o que diabos ele faria numa academia de Duelos? nisso ele acaba na Bad Trip da vida dele, onde ele vê aliens e ganha cartas novas... mas não era alucinação nenhuma, isso realmente acontece e ele realmente ganha cartas novas, Criando assim, um Deck novo, enquanto isso a academia tem de se proteger da Luz sem o Jaden, o que resulta no Chazz sendo controlado (por que a Luz pode fazer lavagem cerebral) e também culmina em OUTRO duelo entre o Jaden e o Aster, que dessa vez, Jaden vence.

I mean... não é a coisa mais estranha que eles tentam passar pra gente como normal, então... beleza, golfinhos do espaço, eu aceito essa

Passado isso chegamos ao terceiro Mini Arco: Não existe motivo para eu estar aqui. Okay, do episódio 16 ao episódio 22 são coisas meio soltas e sem muita relevância mesmo, acho que o máximo que tem aqui é uns episódios sobre demolir o dormitório vermelho e a adição da Alexis aos personagens sendo controlados pela Luz.

Uma imagem resumiu a relevância de 7 episódios...devo lembrar vocês que esse desenho não tem desculpas para fillers?

Quarto Mini Arco: Domino City! isso mesmo, a cidade do Yu-Gi-Oh! clássico, contando com a participação do grandioso Avô do Yugi e só. Esse mini arco dura apenas 5 episódios, sendo 2 deles um duelo em dupla entre o Syrus e o Hassleberry com dois caras que controlam elementos e então um episódio do Jaden contra um cara qualquer e finalmente, um Duelo em dupla entre Jaden e Aster contra a irmã do Sartorius, Sarina. Essa parte da história servia para Sartorius descobrir quem era o Duelista que podia controlar o destino, Jaden ou Aster, no final Sartorius chega a conclusão que são ambos, então ambos poderiam derrotá-lo.

Acho que esqueci de comentar mas a dupla da Sarina era... ela mesma... faz sentido né? NÃO, NÃO FAZ

Chegamos ao Quinto mini arco e ultimo: Torneio GX! esse Mini Arco é na realidade a conclusão de tudo, ele é o mais longo, com cerca de 20 episódios nele, conta com pequenas histórias que se entrelaçam, sendo elas Sartorius tentando obter controle de um Satellite para fazer lavagem cerebral no mundo todo;  Jaden e Aster tentando impedir o Sartorius de conseguir fazer isso; Um torneio cheio de duelistas profissionais; A busca de vingança do Aster pelo pai dele; Syrus e Zane e seus problemas de família e o Resgate aos personagens controlados pela Sociedade da Luz. Tudo isso culmina nos 5 últimos episódios que envolvem um Duelo entre o Aster e o Sartorius onde o Aster perde e então um Duelo entre Jaden e Sartorius para salvar o mundo.

A qualidade da animação só se equipara a qualidade do plot... de tão merda

E é claro que o mundo é salvo mais uma vez pelo nosso brilhante Jaden Yuki, como já era previsível, claro. Okay, okay, eu não estou dizendo que eu gostaria que o Jaden perdesse e o mundo sofresse lavagem cerebral (apesar de que dava pra fazer uma temporada genial com isso) porém o fato de que era tão previsível desde o começo que o Jaden salvaria o mundo, principalmente por que desde o episódio 1 dessa temporada o Sartorius fala de Jaden como "O Garoto que pode derrotar o Destino", se referindo obviamente a Luz já que a mesma se baseia completamente em Destino, que toda e qualquer emoção ou investimento emocional que poderíamos ter é retirado da gente por que nós já sabemos o que vai acontecer. Não tem motivo para se importar com o que acontece com o Jaden, não tem motivo para se preocupar com o mundo, pois já sabemos que no final tudo vai ficar bem.

A qualidade da animação não mudou, a qualidade do roteiro não mudou, o vilão tem um plano complexo demais e prevê sua derrota desde o começo, mas que diabos, o plano dele nem faz sentido as vezes, por exemplo, quando ele converte o Chazz para a Sociedade da Luz, ele diz que precisa de Chazz pela habilidade que ele tem de falar com os espíritos dos monstros de duelos, que era a habilidade que Jaden tinha, porém depois ele diz que o interesse dele no Jaden era por causa da profecia e sobre o Jaden poder ser o garoto que ia derrotar ele, então ele fez lavagem cerebral no Chazz pelo simples fato de DANE-SE, BORA FAZER SÓ DE ZOAS KKKJ.

Isso sem contar que ao invés de os Mini Arcos se focarem apenas nas histórias em si, mais da metade dos episódios neles eram IRRELEVANTES e só serviam pra propaganda de carta e ARGHHHHH até quando eles tem ideias BOAS eles executam elas de maneiras HORRÍVEIS e fazem tudo errado.. o Desenvolvimento de personagem, tanto dos novos quanto dos antigos, é virtualmente inexistente, na realidade, personagens como o Bastion são reduzidos a PIADAS e toda e qualquer originalidade que eles tinham vai pro espaço para que eles se tornem algo que talvez em alguns milhões de anos seja confundindo com alguma espécie de Alivio Cômico (e um dos ruins ainda).

E perceberam que eu não citei o Bonaparte em nenhum momento nas partes relevantes das histórias? A SIM, por que a unica função dessa desgraça introduzida é ser um Comic Duo com o Crowler e o tempo TODO que ele está na tela é para algum subplot tosco sobre se livrar do dormitório vermelho. Esse é outro grande problema dessa temporada, um elenco grande demais, que tem que estar presente o tempo todo, porém não tem função para todo mundo na história, o que força com que eles sejam colocados em historinhas toscas e próprias só para não desaparecerem e o pessoal se perguntar o que aconteceu com eles.

Eu não sei muito bem como deixar isso que fizeram bom, talvez não tenha como, mas vamos começar por retirar os episódios sem relevância nenhuma para a história. Depois fazer um vilão mais coeso, cujo plano e ações tenham motivos e efetividade, aaa e que tal ele não ficar falando da derrota dele o tempo todo, talvez apenas dizer que o Jaden TALVEZ seja o garoto da profecia, mas não afirmar e re afirmar isso ao menos 3 vezes toda vez que ele aparece em cena. E já que estamos falando disso, porque não fazer com que o Jaden não seja aquele a derrotá-lo? Aster podia ser o garoto da profecia e isso daria um plot twist bem legal e o melhor de tudo, seria REALMENTE inesperado.

Com isso concluo o que tenho a dizer sobre a temporada de numero 2 de Yu-Gi-Oh! GX, não é melhor que a primeira e talvez seja a pior delas, eu não vejo como a próxima pode ser pior do que isso, certo? CERTO? bem, isso é o que vamos ver meus amigos, isso é o que vamos ver. Então, como da ultima vez, essa é a minha opinião, você está livre para ter a sua e se quiser discutir sobre, só deixar um comentário abaixo, adoraria saber o que vocês pensam sobre essa temporada de Yu-Gi-Oh! GX. Até a próxima galera onde nós falaremos da incrível Season 3, que trouxe a melhor coisa dessa geração... e também a pior... mas isso é papo para outro almoço.











Comentários

  1. Fala Derek!Achei massa a forma que vc fez a análise tchê!Concordo com os defeitos apontados e em minha humildi upiniaum...a 2° temporada é realmente pior que 1°,mas na versão japonesa as motivações do vilão são um pouco menos pior e mais claras.e eu queria fazer uma ameaça
    "Faça a 3° Temporada um BAITA post senão mando meus cavalo te pesotar guri!GOTCHA!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Derek!Achei massa a forma que vc fez a análise tchê!Concordo com os defeitos apontados e em minha humildi upiniaum...a 2° temporada é realmente pior que 1°,mas na versão japonesa as motivações do vilão são um pouco menos pior e mais claras.e eu queria fazer uma ameaça
    "Faça a 3° Temporada um BAITA post senão mando meus cavalo te pesotar guri!GOTCHA!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - Melhores Megazords de Power Rangers

A Rede de Morfagem

Sins of the Future - Review