Falando Sobre: E3 2018

Hey! Derek aqui e dessa vez vamos falar sobre o grandioso evento que foi a E3 de 2018. Vamos falar sobre as conferências, as novidades e sobre tudo que foi dito pelas empresas para nos convencer a comprar um de seus consoles e jogos.

Se você joga algum tipo de jogo, seja em consoles ou em um PC, você sabe o que é a E3, mas para os que não sabem, a E3 ou Electronic Entertainment Expo é o maior evento de jogos do ano, pode não ser assim que a convenção começou, mas é isso que ela é agora. Sendo chamado por alguns de Natal dos Videogames a E3 deste ano veio com muitas promessas e as pessoas não aguentavam mais esperar.

A convenção aconteceu nos dias 12, 13 e 14 dessa semana, porém a parte que importa a todos começaram no dia 9/06. Alguns dias antes da convenção em si acontecer as grandes empresas da industria de jogos realizam conferências que são transmitidas ao vivo via internet e nelas eles anunciam jogos ou equipamentos nos quais eles estão trabalhando.

Para algumas pessoas, somente essa logo já é motivo de felicidade

Isso gera o famoso "hype", onde os consumidores desse mercado ficam extremamente animados com as novidades que estão por vir e então compram novos produtos como loucos, isso mantém o mercado rodando e faz com que as empresas não percam o interesse em continuar investindo no mercado de jogos eletrônicos.

Também existe uma tradição onde todo ano os entusiastas de videogames se juntam (juntam é usado de maneira vaga) para decidir quem foi a grande "vencedora" da E3 do ano, ou seja, a que conseguiu deixar os jogadores mais "Hypados" com seus lançamentos. E é exatamente isso que eu vim fazer hoje, jogar a minha opinião nesse balde de opiniões que não tem nenhuma relevância na vida de ninguém, porém é divertido de falar e também discutir as coisas que aconteceram no evento, então sem mais delongas, vamos começar pela primeira conferência.



Electronic Arts (EA): O evento começou com a conferência da empresa produtora de jogos Electronic Arts (também conhecida como EA) no dia 9. Famosa por seus jogos de esporte e pela franquia Battlefield a conferência da EA tinha pouco a ser esperado, mas esse pouco era algo grande. Com o anuncio de Battlefield 5 sendo recente ainda, muito se esperava do jogo naquele dia, mas o que recebemos foram poucas informações vagas ditas pelos produtores, claro, eles confirmaram coisas da história do jogo e também anunciaram que haverá a inclusão de um modo Royale no jogo. Infelizmente, não era isso que os fãs queriam ouvir, na realidade, os fãs não queriam ouvir, eles queriam ver. Nenhum trecho de Gameplay foi mostrado durante a conferência e era isso que os fãs mais queriam, ver como o jogo estava, como a jogabilidade estava, se era um avanço desde o jogo anterior ou não, mas nada disso foi mostrado. Então a conferência seguiu e eles começaram a falar de Fifa 19, porém não exatamente do jogo, mas sim do fato que eles iam adicionar os times da UEFA Champions League ao jogo, o que me deixou confuso, pois eu jurava que eles já estavam no jogo, mas eu posso estar errado. Também anunciaram um modo Copa do Mundo para o fifa 18, o que é legal até mas não necessariamente nos deixa animados para jogar Fifa.

Seguindo essa parte da conferência veio uma pequena sessão indie, onde os jogos Unravel Two e Sea of Solitude foram mostrados e sinceramente, esse foi o ponto alto da apresentação, na realidade, a unica coisa da conferência que não desapontou foi essa, o que foi prometido foi entregue, os desenvolvedores realmente eram apaixonados pelo que falavam, foi um boa dose de ar numa conferência até então entediante e decepcionante. Infelizmente o que seguiu isso foi mais do mesmo, afinal imediatamente após essa seção nos temos Star Wars Battlefront dois jogado na nossa cara, eles estavam falando sobre os conteúdos que seriam adicionados ao jogo, beleza, legal pra quem comprou o jogo, mas ainda sim, nada muito animador para o resto do pessoal.

E então Madden, que é tipo Fifa, só que com futebol americano; E também NBA Live, que é tipo Fifa, só que com basquete. Sim, dois jogos de esporte uma atrás do outro, sem novidade nenhuma, apenas a edição anual do jogo que todos já sabiam que ia acontecer e ninguém se importa de verdade. Logo depois na conferência, eles trazem ao palco dois narradores para que narrassem uma partida de um novo jogo mobile da empresa, o que não seria ruim, se não tivesse sido longo demais e o jogo não fosse chato de assistir. Então eles gastaram cerca de 10 minutos nesse jogo mobile e ninguém se animou para o mesmo.


Finalmente eles começaram a falar de Anthem, o mais novo jogo desenvolvido pela empresa e que todos estavam animados para ver, infelizmente eles chamaram 3 caras para ficar falando do jogo ao invés de mostrar o jogo... e quando finalmente mostraram o jogo, era só um cara voando por ai dando uns tiro de vez em quando... todo mundo ficou decepcionado com isso, a conferência inteira foi um Fale mas não mostre, onde o único momento onde algo foi realmente mostrado foi na sessão indie, o que não é um bom sinal, pois jogos indies por mais legais que sejam, é algo que jogamos uma vez para zerar e é isso, não são grandes experiências multiplayer que nos dão motivos para revisitar o jogo vezes e vezes, que é o que nos faz querer comprar os jogos hoje em dia, saber que nosso dinheiro vai ser investido e vai valer a pena, pois vai nos proporcionar mais do que algumas horas de gameplay antes que guardemos o jogo na prateleira e nunca mais olharmos para ele.

E foi isso, a EA havia nos decepcionado e o evento teve um início fraco. Mas tudo bem, no dia seguinte teríamos duas conferências ao invés de uma e tudo indicava que as coisas iam melhorar, certo?


Microsoft: Certo! a primeira conferência do dia 10 foi a da Microsoft, dona do X-Box e meu amigo, que conferência! pela primeira vez em... vários anos, a conferência da microsoft foi boa, foram jogos atrás de jogos, trailer atrás de trailer, novidade atrás de novidade. Tudo que os jogadores querem é ver jogos novos e foi isso que nos foi dado. 

Eu poderia ficar horas falando aqui o que foi mostrado, mas eu gastaria muito texto falando jogo por jogo que foi anunciado. Então vou falar mais por cima, dando foco aos momentos em que havia alguém no palco falando algo. Okay, a conferência já começou com dois pés no peito de todo mundo com um trailer cinemático para um novo Halo, esse chamado Halo Infinite, que apesar de não ser uma gameplay, foi o primeiro anuncio do jogo e já sabemos o que esperar para o ano que vem na E3 da Microsoft. Logo após isso, Phill Spencer, o chefe da Divisão X-Box da Microsoft subiu ao palco e começou a falar sobre o que eles tinham reservado para a conferência e... bem, eles tinham 50 jogos para serem mostrados, sendo destes 18 exclusivos... e foi o que nos foi entregue, não falaram de cada jogo individualmente, mas mostraram todos os 50 jogos no final.

Após esse anuncio começaram-se os trailers, inicialmente com Ori and the Will of the Wisps, um jogo muito bonito e que eu recomendo o antecessor dele, Ori and the Blind Forest. Seguido do novo jogo da FromSoftware (produtores de Darksouls e Bloodborne) chamado Sekiro Shadows Die Twice. Então eles chamaram um representante da Bethesda para o mesmo falar um pouco sobre Fallout 76, o que foi legal, eles deram algumas informações, mostraram um trailer com um pouco de gameplay e prometeram falar mais na conferência da Bethesda mais tarde no mesmo dia.

Seguindo isso eles mostraram mais trailers e então tiraram um momento para revelar e falar sobre o Forza 4, com direito a Gameplay de um jogo que eles acabaram de anunciar, o que é raro. Feito isso voltamos aos trailers um atrás do outro de jogos e mais jogos e mais jogos. até que chegamos a Devil May Cry 5, o que deixou todo mundo EXTREMAMENTE HYPADO e então o produtor de Devil May Cry subiu ao palco pra falar sobre o desenvolvimento e a essa altura todo mundo já tinha perdido a cabeça com a conferência e ela mal tinha chegado na metade direito. E então mais Trailers até que o Phill subiu no palco para falar das empresas que a Microsoft havia comprado para fazer parte da sua line-up de desenvolvedores.

Então... MAIS TRAILERS! e foi nessa alternância entre alguns trailers e comentários sobre um jogo que eles mostraram os 50 jogos prometidos e foi incrível! porém antes de terminar, um anuncio surpresa, um trailer de verdade de Cyberpunk 2077, um jogo que só tínhamos visto um Teaser a ANOS atrás e o jogo parece sensacional.

E foi assim que se deu a conferência da Microsoft, mostrando tudo que um jogador quer, JOGOS... MUITOS JOGOS! e essa era só a primeira conferência do dia, ainda tinha mais uma... a conferência da...



Bethesda: Os desenvolvedores de Fallout, The Elder Scrolls e muito mais, a Bethesda começou sua conferência com... uma apresentação musical... bem tosca... mas tudo bem, tudo bem, até que a musica era legalzinha. Logo depois eles mostraram um trailer de gameplay do seu mais novo jogo Rage 2 e o jogo parece legal, definitivamente algo que eu testaria se tivesse a oportunidade. Então eles começaram a falar de The Elder Scrolls Legends e The Elder Scrolls Online que foi o ponto baixo da conferência, nada de especial e nem que tenha deixado a galera animada, mas era algo que eles tinham de falar no final das contas.

E então eles revelaram Doom Eternal, a sequência de Doom... e isso pegou todo mundo desprevenido, ninguém esperava por essa e foi uma surpresa muito bem vinda, infelizmente nada de gameplay, porém era algo que muitos queriam e agora estava confirmado que ele estava sendo produzido. Seguimos com mais informações sobre Quake Champions e que a alpha do mesmo estaria sendo liberada de graça para todos os que quisessem, desde que pegassem o jogo em Early Acess durante o período da E3. 

Logo após isso falaram da DLC de Prey e depois Wolfenstein: Youngblood foi anunciado, não teve muito dito, mas era mais um jogo novo pra esperar. Seguimos para a parte da conferência onde falaram de Fallout 76 e como falaram hein, mas tudo bem, além das informações dadas mais cedo com a Microsoft, tivemos novas informações e muita gameplay, o que deixou todo mundo animado para o lançamento do jogo mais tarde no ano. Seguimos para o anuncio de uma versão mobile de The Elder Scrolls que parecia bem interessante, mas bem básico ao mesmo tempo, admito que fiquei curioso quanto ao jogo. Então uma pequena piada com o fato de Skyrim ser portado para quase todas as plataformas e aparentemente era isso, a conferência tinha acabado... ou não, no fim vieram mais dois anúncios Starfield, o mais novo jogo desenvolvido pela Bethesda e The Elder Scrolls 6, a continuação da saga The Elder Scrolls que era extremamente aguardada pelos fãs da franquia .

Com isso a conferência da Bethesda foi sólida, nada de muito incrível, mas também, o que foi mostrado era bom ou interessante. E assim concluiu-se o dia 2 da E3, no dia 3 te riamos muito a ver e com um dia 2 tão incrível como esse, as pessoas estavam com grandes expectativas.

SquareEnix: E o dia 11 começou com a SquareEnix, produtora de grandes títulos como Final Fantasy e com toda a expectativa do dia anterior, os olhos se voltaram a ela e... foram de certa forma decepcionados. Não foi ruim, o problema é, foi curto, a Square optou por uma apresentação gravada, apenas transmitida ao invés de aparecer no palco como as outra empresas.

Tivemos vários anúncios, porém o que foi mostrado foi bem sucinto, não dando muito para o que comentar mas bem, vamos tentar, eles mostraram mais um pouco de Shadow of the Tomb Raider; uma nova expansão para o Final Fantasy XIV; mostraram mais um pouco de The Awesome Adventure of Captain Spirit, um jogo que se passa no mesmo universo de Life is Strange; Anunciaram a vinda do Dragon Quest XI para o ocidente; Revelaram um jogo novo chamado Babylon Fall; Mostraram o Port do Nier Automota para o X-Box; Um pequeno trailer do Octopath; Um pouco do Just Cause 4; Um teaser de um jogo chamado The Quiet Man e finalmente, um trailer de Kingdom Hearts 3.

Sim, essa seção parece mais vazia que a anterior e é por quê ela foi, não foram muitas as informações e por se tratar de uma conferência digital, eram trailers sem ninguém falando sobre e então tivemos apenas 30 minutos de trailers e... legal, maneiro, eles mostraram jogos, sabíamos o que esperar e foi melhor que a EA no final das contas, porém foi muito raso... um pouco mais de informação seria muito bom. Mesmo assim, algumas coisas que eles mostraram eram legais e foi o suficiente para nos deixar um pouco mais animados pelo futuro da SquareEnix.

Mas nem tudo é um mar de rosas, infelizmente nada sobre o Final Fantasy VII Remake foi falado na conferência da Square... e após tanto tempo de silêncio sobre esse jogo, estávamos torcendo por novidades sobre ele nessa E3... alguns acreditavam que ele seria mostrado na conferência da Sony mais tarde, porém antes de descobrirmos isso, tínhamos outra conferência antes, a conferência da...

Ubisoft: E como toda conferência da ubisoft desde que Just Dance virou algo grande, eles abriram com uma apresentação de dança para anunciar o novo Just Dance... isso era esperado e até que o jogo é divertido pra uma festa, então, tudo bem. Logo após isso tivemos um pouco do Beyond Good and Evil 2, infelizmente eu não posso falar muito sobre isso, uma vez que eu nunca me interessei pela série e não sei nada sobre, mas o jogo em si parecia bonito, com gráficos muito incríveis.

Então eles começara a falar de Rainbow Six, mas ao invés de anunciar algo novo pro jogo, anunciaram que a Playerbase bateu 35 milhões de jogadores e que eles iam fazer um documentário sobre os pro players... não entendi por que isso estava aqui, mas tudo bem. Seguimos então para uma apresentação do novo Trials, com direito ao diretor do jogo aparecer no palco numa moto. Trials para quem não sabe é uma especie de sidescroller só que de motocross, é bem divertido apesar de bem simples.

Logo fomos para um trailer de The Division 2 seguido de um vídeo de gameplay do mesmo. Foi anunciado o modo Raid para o jogo e também um pouco mais das mecânicas do MMO de tiro. Legal e tal, mas é difícil ficar animado pra The Division depois do fiasco que foi o primeiro jogo. Então um grande espaço e uma apresentação de uma orquestra foi utilizado para anunciar a DLC de Mario+Rabbids Kingdom Battle. Não que seja ruim, mas com o tanto de coisas utilizadas para o anuncio eu esperava um jogo novo, não uma DLC... mas a Ubisoft decidiu fazer isso então, tudo bem, era um anuncio, era algo legal e era de um jogo divertido, então a gente deixa essa passar.

Fomos apresentados para um trailer de Skull And Bones, mostrado muito da Gameplay e como funciona o jogo e parece bem legal, de certa forma, um Sea of Thieves melhorado no combate mas talvez sem muito pra fazer em terra firme... veremos, ainda tem um bom tempo até o lançamento desse jogo. Então o Elijah Wood subiu ao palco para falar do jogo que ele está desenvolvendo junto
da Ubisoft e... aquilo foi confuso, eu não consegui entender o que era trailer com atores, o que era CG do jogo, se os dois eram a mesma coisa... bem, foi confuso... então eu não sei bem o que falar aqui.

Agora era hora de falar um pouco de Starlink, um jogo de nave que apenas parecia um clone de StarFox na realidade usa figuras colecionáveis para que você crie suas próprias naves no jogo, também foi revelado que a versão de Nintendo Switch contará com o personagem Fox McCloud de StarFox como um personagem jogável. Então algo que não era muito esperado, uma DLC de For Honor foi anunciada no palco e que também, até o dia 18/06, jogadores poderiam pegar For Honor de graça para PC na Uplay, o que é muito legal e nos dá um motivo para querer jogar For Honor novamente.

Chegando no final da conferência tivemos um bom tempo separado para o novo Assassin's Creed. Tivemos titulo, gameplay, história, personagens jogáveis, mecânicas, etc revelados. Foi muita coisa dita sobre o jogo e, por mais que tenha sido algo longo, foi bem feito e não pareceu como se estivéssemos nos arrastando pela apresentação como na apresentação da EA.

Ao final da apresentação estávamos satisfeitos, recebemos o que esperávamos mais algumas surpresas, então seguíamos felizes com a E3 apesar de alguns tropeços no meio do caminho.


Sony: E havia chegado o momento que todos esperavam do dia, Sony, a segunda Gigante a se apresentar e tudo começou com... um cara tocando Banjo. Momentos engraçados a parte, era a introdução da apresentação para que eles mostrassem The Last of Us 2. Um grande trailer de Gameplay foi mostrado e então novas informações do jogo foram dadas logo após isso, porém sem datas de lançamento.

Depois disso tivemos um trailer de gameplay de Ghost of Tsushima e esse jogo está LINDO, os gráficos estão incríveis e o combate parece muito interessante. O estilo cinematográfico do jogo também ajuda muito. Revelaram o Remake do Resident Evil 2, que haviam rumores do mesmo e agora foi confirmado.

Após isso e mais algumas notícias de jogos da Sony tivemos o trailer do novo jogo do Kojima, Death Stranding. Se você não sabe quem é o Kojima ele é basicamente tido como um DEUS do storytelling em jogos, esse cara é o responsável pela série Metal Gear e quando ele foi contratado pela Sony, eles separaram uma parte da apresentação deles só para FALAR que o Kojima tinha sido contratado. Tendo dito isso muito é esperado do novo jogo e esse trailer era para nos dar uma ideia da história eeeeeeeee... NINGUÉM ENTENDEU PORRA NENHUMA, metade do trailer era um cara caminhando, ai ele encontra uma mulher, ai tem um bicho invisível, ai tem um feto, ai tem uns bichos muito estranhos flutuando (eu acho que aquilo era a morte, mas n dá pra ter certeza) ai do nada aparece outra mulher que ninguém tinha visto ainda e não fala quem ela é e... argh... o trailer foi confuso... e eu não acho que foi sem querer, acho que essa era a ideia do Kojima e ele conseguiu exatamente o que queria: Todo mundo falando do jogo dele e tentando entender... e querendo o jogo para entender.

Tivemos mais alguns pequenos anúncios e trailers de jogos que já havíamos visto antes e então tivemos um trailer de Gameplay do novo SpiderMan. O Jogo está muito parecido, no seu combate, com a série Arkham do Batman, o que é ótimo, pois é um bom estilo de combate para esse tipo de jogo. Após isso era o fim da conferência da Sony, nada muito UAU, mas muita coisa sólida que queríamos ver, o que é bom, então o dia terminava com pessoas satisfeitas.

Íamos para o dia 12 e só nos restava mais uma conferência, uma para encerrar tudo e fechar essa parte do evento que eram as apresentações das empresas, uma última gigante, o último competidor na E3 e um que estava sendo muito esperado por todo mundo. A última conferência desse ano era a da...


Nintendo: Como é de tradição a Nintendo teve sua conferência digital, também conhecido como Nintendo Direct. A apresentação começa com um jogo completamente novo, chamado Daemon X Machina e é um jogo de mechas, parece bem divertido, mas não se pode dizer muito pelo trailer, esperemos mais um pouco pra ter mais informações desse. Seguimos com anúncios como DLC de Xenoblade Chronicles 2, Super Mario Party, novidades sobre Pokémon Let's Go Eevee e Let's Go Pikachu, Fortinite no Switch, novo Fire Emblem, novos jogos indies, mais um pouco de Octopath e então uma montagem com VÁRIOS jogos anunciados para o Switch, sério, é mais do que eu consigo me lembrar e eram jogos bons, por exemplo, tivemos Dragon Ball Fighter Z e Darksouls Remastered.

E então finalmente somos agraciados com Masahiro Sakurai, produtor de nada mais nada menos que Super Smash Bros. Os últimos 20 minutos da Nintendo Direct foram puro Super Smash Bros. E isso não foi necessariamente ruim, a Nintendo já havia mostrado muitos jogos anteriormente e muito do que queríamos e agora eles iriam focar no seu próximo grande jogo.

Nesses 20 minutos de Smash Bros tivemos o anuncio de praticamente TODOS os personagens do jogo (que consiste de TODOS os personagens presentes em qualquer outro Smash Bros), o que mudou nos personagens que voltaram para o jogo, mudanças nos mapas do jogo, mudanças nas mecânicas e nos itens. Basicamente eles revelaram exatamente como o jogo vai ser, o que podemos esperar, nos mostraram um pouco de in-game footage e também anunciaram o Ridley e a Daisy como novos personagens jogáveis.

A Nintendo nos deu uma chuva de informações mesmo sendo uma conferência digital como a da Square, foram 45 minutos que deixaram as pessoas animadas e mostrou  novidades reais. Mesmo que em alguns momentos tenha ficado uma sensação de "poderiam ter falado mais sobre isso" ou "podiam ter mencionado esse jogo" ainda foi uma boa apresentação no final e fechou muito bem a E3 de 2018.

As 3 gigantes se enfrentam em mais uma E3, quem levaria a melhor dessa vez?

Agora quem ganhou a E3? bem, em termos de mostrar jogos novos temos que dar essa para a Microsoft, afinal, eles foram os que mostraram mais jogos de toda a conferência e foram jogos sem parar, não tinha um segundo pra respirar na apresentação deles, assim como queríamos que fosse. Agora se nós formos falar sobre deixar os jogadores animados, não dá pra escolher um vencedor, afinal depende muito de quem está falando sobre. Afinal um fã da Nintendo e entusiasta de Smash Bros vai dizer que foi a Nintendo, enquanto alguém que não pode esperar por The Last of Us 2 vai dizer que foi a Sony.

Com isso concluímos a E3 de 2018 com novidades e muito a esperar pelo fim do ano e até mesmo pelo começo do ano que vem, o que deve manter os jogadores ocupados até a próxima E3, onde teremos MUITO para ver, sejam jogos anunciados esse ano, sejam jogos que não apareceram esse ano e até mesmo coisas novas, que ainda não foram vistas.

É isso ai galera, isso era o que eu queria falar sobre a E3 hoje, um evento que eu acompanho todo ano e adoro ver todo ano como um jogador. Teremos mais eventos durante o ano e se quiserem, eu posso falar deles também (a EVO tá chegando e eu sou um fã de carteirinha de jogos de luta). Agora, relaxem, meu próximo texto será SIM a parte 3 do meu Review de Yu-Gi-Oh!, peço desculpas pela demora mas é que eu precisava de um tempo daquele desenho... vocês não entendem... mas tudo bem, o show de horrores continua da próxima vez. É isso ai galera, até depois com mais um texto, até lá, fiquem bem e vamo nessa! 








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