Como Power Rangers:Supermegaforce falhou em ser uma ótima adaptação

Opa, tudo bom? Depois de umas feriazinhas meio disney tamo de volta no batente, aqui é o Cracks e eu vou falar de Power Ranger mais uma vez... Mas relaxem que agora é um pouco diferente.


Power Rangers:Supermegaforce é a 21ª temporada de Power Ranger e é uma adaptação de Kaizoku Sentai Gokaiger, ambas são séries especiais de aniversário com o intuito de referenciar as séries antigas, inicialmente uma ótima ideia caso a serie tivesse sido bem adaptada, o que não ocorreu.

Verdade seja dita


Teoria ≠ Pratica

Inicialmente o plano da Saban era trazer a adaptação de Gokaiger junto à adaptação de Tensou Sentai Goseiger, que foi adaptada como Power Rangers: Megaforce, inclusive foram inseridas algumas visões do Ranger Vermelho, Troy Burrows, sobre a grande batalha ranger, mas após o inicio da segunda metade da temporada(Supermegaforce) as coisas começaram a se descontrolar um pouco.
Sonho de toda criança, falatu

Personagens Inexistentes

Um dos primeiros erros que a série comete é a de introduzir muito cedo personagens importantes na trama de Gokaiger, sem tempo para que haja o desenvolvimento dos Rangers e a introdução do conflito que eles possuem com tal personagem, dado o fato de que ele não existia e foi necessário utilizar ele para poder reutilizar as cenas vindas do sentai.
Uma cena marcante para mim neste quesito é a cena em que o Ranger Azul (Noah Carver) enfrenta o vilão Argus que na história original deveria ser uma luta entre mestre(Sid Bammick/Oficial Barizorg) e discípulo(Joe Gibken), mas foi reduzida a uma luta sem sentido com dois personagens se enfrentando apenas pela progressão da historia, sem nenhum acréscimo real.

Sid Bamick, originalmente mestre do Ranger Azul, inexistente na adapatação


Lacunas Históricas

Existem alguns fatores que foram simplesmente arrastados de Gokaiger para Supermegaforce e então foram fundido com elementos de Goseiger como por exemplo "Warstar" inspirado na "Armada de Aniquilação Universal Warstar" que foi inserida no grupo  "A Armada" que originalmente foi inspirada no "Império Zangyack".
O principal fator dessas mudanças foi o fato de que o curso principal da historia original teve de ser alterado, pois originalmente o Warstar fazia parte de um plano maior para a reconstrução do planeta enquanto o Império Zangyack apenas busca a conquista e colonização de outros países (é, tipo os portugueses) enquanto na adaptação o Warstar foi rebaixado a uma divisão de patente mediana dentro da Armada.
Warstar

Emblema do Imperio Zangyack

Personalidades Diferentes

Um problema que a adaptação de duas séries diferentes em uma unica trouxe para os protagonistas foi o fato de que as cenas de luta são em sua maioria trazida diretamente da série japonesa e inseridas na edição com as cenas comuns gravadas novamente pelos atores ocidentais.
Um belo exemplo disso é o episodio que faz referencia à serie Jungle Fury(no original Juken Sentai Gekiranger) onde os personagens Jake Holling e Emma Goodall enfrentam problemas de confiança durante uma batalha (o que nunca foi trabalhado antes devido ao fato de ser uma carateristica dos personagens serem bem confiantes e seguros de si), o que os levou a um encontro com Casey Rhodes o Ranger Furia da Selva Vermelho.
Enquanto na versão original de Gokaigers, os personagens Don Dogoier e Ahim de Famille são assombrados por inúmeras duvidas sobre seu potencial, algo que já vinha sendo trabalhado na série, a insegurança dos personagens e a as suas duvidas.
Há também o problema de que os personagens carregam traços marcantes de suas personalidades para a batalha, o que gerava certo estranhamento, por exemplo, Don (Gokai Green) é muito atrapalhado e esse fato sempre estava presente nas batalhas contra os soldados rasos, enquanto sua contraparte(Jake Holling) não representava isso durantes as cenas novas.
Esse chorão com certeza... 
Não tem nada a ver com esse estereotipado atleta



As participações especiais

Em Gokaiger, todas as séries anteriores ganharam uma participação especial de pelo menos um ranger, para auxiliar os Gokaigers à conquistar o poder lendário daquela equipe, obviamente não seria viável trazer um membro de cada equipe antiga para a série e não é esse o ponto apontado aqui, o principal ponto em Gokaiger era o elemento do trabalho em equipe que os Rangers executavam junto ao seu antecessor, o que não acontece em Supermegaforce, onde os Rangers lendários sequer se transformavam.
No final foram reduzidos à apenas uma grande participação especial no episodio final, que contou com os seguintes Rangers: Tommy Oliver (Ranger Verde de Mighty Morphin), T.J. Johnson (Ranger Azul de No Espaço), Cassie Chan (Ranger Rosa de No Espaço), Leo Corbett (Ranger Vermelho de Galaxia Perdida), Damon Henderson (Ranger Verde de Galaxia Perdida), Karone (Segunda Ranger Rosa de Galaxia Perdida), Carter Grayson (Ranger Vermelho do Resgate), Dana Mitchell (Ranger Rosa do Resgate), Wesley Collins (Ranger Vermelho da Força do Tempo), Mike (Ranger Samurai Verde),Emily (Ranger Samurai Amarela), todos os outros foram trazidos apenas como dubles para a batalha.
Apenas um homem pode nos salvar agora

O fator "Parte 2"

Querendo ou não Power Ranger: Supermegaforce é apenas a parte 2 de Power Rangers:Megaforce, o que eu particularmente acho um desaforo com os fãs, eu particularmente acredito que ela deveria sim ser uma temporada de duas partes, mas duas partes próprias e não como continuação de uma outra adaptação que não possui nenhuma relação.
Mas apesar de todos os pesares, o ultimo episodio(A Batalha Lendária) ainda consegue aplicar uma dose de nostalgia gigante em qualquer fã da série e causa arrepios em mim toda vez que eu o vejo.
Inclusive o episódio final ganhou uma versão estendida 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - Melhores Megazords de Power Rangers

A Rede de Morfagem

Falando Sobre: Yu-Gi-Oh! GX Season 1