Falando Sobre: O Plot de Kingdom Hearts

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH BOOOOOOOY, Derek aqui e eu estou... não sei nem como classificar como estou. Vocês não devem estar entendendo nada não é? bem, basicamente, recentemente eu meio que fiquei obcecado pelo plot de Kingdom Hearts... mas não por bons motivos... Acreditem, eu adoro histórias, histórias bem contadas e até certa extensão histórias mal contadas também... Porém isso? isso foi uma montanha russa de emoções... Então vamos lá, aqui estão meus pensamentos sobre o Plot de Kingdom Hearts.

Resultado de imagem para Kingdom Hearts
Tão bonito, tão confuso.

Deixa eu explicar como tudo isso começou. Eu estava nos meus dias de nada acontecendo, procurando algo pra fazer e eis que eu encontro no Youtube um vídeo de um Youtuber americano de nome Barry Kramer, o nome do video? "A Good Enough Summary of Kingdom Hearts" (o que se traduz para algo próximo de "Um sumário decente de Kingdom Hearts") e well... dai foi ladeira abaixo pra minha sanidade mental. Okay, caso você não saiba NADA sobre o Plot de Kingdom Hearts... bem, eu vou deixar o link do vídeo bem aqui e eu recomendo muito se você entender Inglês... se não entender... well, clica no link e ao invés de ver o vídeo digita "Resumo Kingdom Hearts" e vc deve conseguir algo bom (por sinal, zona com spoilers, se não quiser spoiler, não continue lendo).

Depois de ver esse vídeo eu estava confuso e curioso. O vídeo conta que a ideia surgiu de uma live de 7 horas onde Barry (o cara que fez o vídeo) teve o plot inteiro explicado pra ele por um amigo. O que eu fiz? Eu assisti a live de 7 horas inteira (também convenientemente linkada aqui caso algum doido queira me seguir) e meu amigo... depois disso foi só procurar pelos jogos, ver os jogos inteiros, procurar na Wiki e pesquisa intensa depois de pesquisa intensa.

Agora, tendo conhecimento total da série (incluindo do Kingdom Hearts 3, o qual eu vi uma vídeo de 10 horas com todas as cenas do jogo para aprender a história do jogo... e depois um gameplay completo do jogo com mais horas que eu posso contar para ver se eu não tinha perdido nada) eu posso dizer: Essa história é um bando de nonsense em cima de nonsense.

Originalmente esse texto ia ser um Loreando, mas não dá, não existe um ponto da Lore para eu falar, em Kingdom Hearts ou você fala de tudo, ou você não fala de nada. Basicamente, a história é tão... confusa e espalhada por tantos jogos explicando coisas de outros jogos que simplesmente não dá.

Eu pensei em fazer um resumo em texto da história também, mas se eu tentar fazer isso, vocês vão ficar lendo isso por HORAS, até se eu tentar fazer o menor o possível. No final das contas, decidi falar sobre o que, na minha visão, levou a história a esse ponto caótico que ela se encontra então... é agora, apertem o cinto e lá vamos nós.

Primeiramente, vamos estabelecer regras:
1- Corações (ou Hearts) não são corações literalmente. São mais como uma alma emocional.
2- Quando uma pessoa perde seu coração ou ele é consumido pelas trevas, a pessoa cria um Heartless
3- Além de um Heartless uma pessoa que perde o coração deixa uma  casca vazia chamada de Nobody
4- Uma pessoa forte o suficiente cria um Nobody que age como uma pessoa normal
5- Luz = Bom e Trevas = Mal, isso não é uma metáfora, essas forças são tangíveis e reais
6- Quando o Heartless e o Nobody de uma pessoa são destruídos, a pessoa é feita inteira novamente
7- Existem personagens da Disney e de Final Fantasy pra todo lado, porém eles não importam pra história.

Agora que tiramos isso do caminho, vamos começar do começo... não exatamente, o começo dos jogos e não da história. Kingdom Heart 1 é uma besta a parte, quase que como um teste, a história é bem menos ambiciosa. Para falar a verdade, a história de Kingdom Hearts 1 é bem básica. O bem versus o mal, Luz versus Trevas, um vilão contra um herói... aquele bom e velho arroz com feijão que a gente já tá cansado de ver. E crédito aonde ele deve ser dado, nessa premissa simples a história... funciona. Então, qual o problema? bem...

Histórias precisam de premissas e execuções, a premissa de Kingdom Hearts é simples e coesa... a execução é uma bagunça total. Começamos pelo fato de que a história não consegue ser consistente desde o começo, tendo inconsistências dentro do mesmo jogo, algumas coisas sem explicação nenhuma enquanto outras tentam ser explicadas até demais.

A arma mágica de escolha dessa históra de bem vs mal se chama Keyblade que basicamente é uma chave... que funciona como uma espada... é bem estranho, mas funciona de alguma maneira. No primeiro jogo a Keyblade é uma arma única (pelo menos é o que te dizem no jogo) capaz de selar as trevas, abrir e trancar mundos e de libertar corações.

Resultado de imagem para Keyblade
estranha não? acreditem, essa é a Keyblade mais normal

Aaaah, não podemos esquecer o fato de que os mundos da Disney, que são um dos maiores pontos para a série, são literalmente inúteis para o plot geral do jogo... Todos os jogos te dão uma desculpa besta para ir aos mundos e fazer um milhão de coisas e no final... é só pra você perder tempo por lá mesmo, afinal, quando você para pra analisar a história você percebe que nada daquilo importa mesmo...

Isso até o final do jogo onde mais duas pessoas aparecem com Keyblades (uma delas o Mickey Mouse, por sinal) e o jogo já quebra sua consistência bem ai... e acredite fica pior nos próximos jogos. Quando o Sora liberta seu coração e o da Kairi, fazendo com que o Sora vire um heartless e então ele é magicamente recuperado pela Kairi sem nenhuma explicação de como ela é capaz de fazer isso também... é péssimo... principalmente por coisas que vamos descobrir mais a frente na série.

Por sinal, outro problema dessa série é que ela AMA retcons, tudo que você acha que sabe sobre a série num jogo pode ser completamente mudado no outro e você vai ficar com cara de "O caramba, na moral?" o tempo todo. Ai que entramos no maior problema de todos dessa série... ela fica muito confusa muito rápido, afinal, nessa altura nós temos Prequels, sequels, jogos que acontecem durante outro jogo, um jogo pra explicar um jogo que explica um outro jogo da série... A história tá por todo lado a essa altura.

Resultado de imagem para Kingdom Hearts timeline
Viu? Simples!

Então chegamos finalmente ao jogo mais recente da série... Kingdom Hearts 3... e meu amigo. Não, eu não vou criticar o fato da história de um jogo Mobile ser cannon e importante para um caramba para a história de Kingdom Hearts 3, todo mundo já criticou isso... Não vou criticar o fato de que você tem que ter jogado TODOS os jogos da série para entender a história compelta (e quando eu digo todos, é todos, se você tiver pulado um... já era, vai se perder) e muito menos o fato de todo o enredo importante do jogo ser condensado nas ultimas horas de gameplay, fazendo com que as primeiras... 20 horas de jogo basicamente sejam completamente inúteis. Vou até ignorar que todos os personagens de final fantasy tenham sumido do nada do jogo (alguns deles amigos do protagonista) e ninguém tenha falado NADA sobre isso.

O que eu quero focar na realidade... é em um jogo de xadrez... ou de xadrez de Kingdom Hearts no caso... que é um xadrez meio estranho. O terceiro jogo tem por todo ele cenas de dois personagens jogando um jogo similar a xadrez (palavra chave: similar) onde as peças são os personagens da história. Qual o problema? vocês me perguntam e eu entendo o motivo de me perguntarem, afinal, simbologia nunca fez mal pra uma história. Na realidade eu não tenho nenhum problema com a simbologia dessa partida, pra ser honesto foi uma das partes mais "fofas" da história.

Enquanto escritores normais jogam Xadrez normal, o Nomura joga Xadrez do Kingdom Hearts

Tabuleiros estranhos a parte, o jogo consiste em 13 peças pretas (os 13 fragmentos das trevas) e 7 peças brancas (os 7 fragmentos de luz) e... essa é a extensão das regras que nós temos. O problema aqui é que a ideia é fofa, a execução mais uma vez é estranha. São poucas as cenas que presenciamos o jogo e as ações que acontecem na realidade são estranhas... a batalha entre as peças só acontece no final do jogo, mas ele está sendo jogado desde o começo de Kingdom Hearts 3 onde as peças em si nem se quer estavam em confronto direto. Claro, pode-se argumentar que o jogo é omitido de maior parte das cutscenes por causa desse fato e eu concordo, é uma explicação plausível... Mas então qual o motivo para se incluir o jogo em primeiro lugar se ele não vai ser utilizado na maior parte da história?

E quem me dera se esse fosse o único problema, no começo da batalha final todos os heróis morrem... Mais ou menos... Eles morrem, mas eles voltam pelo poder de... eles são os mocinhos e é isso. No jogo de xadrez isso é demonstrado como? o controlador das peças brancas está cercado, com apenas uma peça sobrando... ele então coloca essa peça de volta no inicio e... as outras peças dele simplesmente ressuscitam!  

O cara rouba na cara dura mermão!

E na próxima vez que vemos o jogo... ele simplesmente acabou e a luz venceu. Como se não bastasse o jogo de xadrez ser mal utilizado e confuso pra caramba ele é jogado por dois personagens chamados Eraqus, controlando as peças brancas e Xehanort controlando as peças pretas... o problema com isso? esses dois estão ENVOLVIDOS nos eventos do jogo... e em nenhum momento eles explicam se isso acontece antes ou depois dos eventos de Kingdom Hearts 3... claro, por serem versões jovens dos personagens se imagina que acontece antes dos eventos do jogo tornando esse um lendário jogo de xadrez profético... porém isso vai pro espaço quando na cena final os dois personagens se tornam "espíritos" de suas versões mais jovens e vão pra... sei lá... o equivalente do paraíso nesse universo... provavelmente fadados a jogar esses jogos de xadrez pela eternidade...

Para completar eles usam esse jogo de xadrez pra fazer cliffhanger de um NOVO KINGDOM HEARTS quando o Eraqus vira e manda "BY THE WAY, eu tenho outro jogo, e ele é assim" enquanto ele coloca as peça no tabuleiro e FADE TO BLACK, o jogo acaba...

Kingdom Hearts 3 veio com a premissa de terminar a Saga Xehanort... e ele acabou com ela... de maneira tão confusa quanto ela começou... mas é o que nos foi entregue... e eu lhes digo o motivo dessa história ser confusa... Kingdom Hearts foi idealizado e escrito por Tetsuya Nomura... e ele é um designer de personagens e não um escritor... ele tem ideias incríveis mas infelizmente não sabe as executar... não deveriam ter dado a esse homem todas as funções para fazer uma história quando essa não era a sua área de atuação... mas deram e como resultado nos temos essa confusão que nos agracia a cada spin-off que na realidade é canon e cada jogo da série "principal" que é mais confuso que o anterior.

Eu não odeio Kingdom Hearts, muito pelo contrário, isso se tornou uma obsessão minha muito rápido... o jogo parece ser divertido, o jogo parece ser interessante de se jogar... é só que a história... vai pra muitos lados desnecessários. Nem tudo precisa ser um épico, nem tudo precisa ser sobre salvar o universo de vilões capazes de prever e planejar cada passo dos heróis e mesmo assim falhar no final... nem tudo precisa ser grandioso... histórias simples as vezes, em escalas menores e com perigos menores, funcionam bem melhor que essas histórias ambiciosas... as vezes riscos menores são mais fáceis de se relacionar.

É isso ai galera, é isso que eu queria falar... eu acho pelo menos... afinal, enquanto eu escrevia isso uma teoria saiu, uma teoria que explica como tudo que acontece em Kingdom Hearts 3 acontece em uma timeline diferente da original... e a pior parte... é que faz sentido. Mas, isso é algo pra uma outra hora... tudo o que vocês precisam saber agora é que o documento da teoria tem mais de 350 páginas e eu li todas. Então chegamos ao fim pessoal, algo mais... leve por assim dizer da minha parte. Pela primeira vez falei de um jogo e espero falar de vários outros, afinal são mídias tão interessantes quanto séries e filmes e acreditem... alguns jogos dão tanto o que falar que a gente nem vê ele chegando... ops, acho que deixei escapar meu próximo tema... bem... aguardem e confiem, vai ser um papo e tanto meu amigos. Derek se despedindo e vejo vocês no próximo texto! 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - Melhores Megazords de Power Rangers

A Rede de Morfagem

Falando Sobre: Yu-Gi-Oh! GX Season 1