Loreando: O Dilema Darkin

HEY! Derek de volta e dessa vez com vontade de escrever. Hoje eu vou começar algo novo, ares frescos ao local, tirar um pouco da energia negativa que... aquele anime deixou. Apresento-lhes a mais nova série de textos do blog: Loreando! basicamente, nesses textos eu vou falar sobre a Lore de vários jogos.

E o que é lore você me pergunta? Bem, Lore é toda história que serve para estabelecer um mundo. Uma história de um personagem, um evento, uma guerra, tudo que estabelece o que acontece e aconteceu naquele universo é Lore. Jogos hoje em dia tem toneladas de Lore, principalmente aqueles que são inteiramente online, uma vez que eles precisam de outras maneiras de contar suas histórias e fazer o jogador se importar com o seu mundo.

É como ler um livro, na realidade.. é igual, só que as histórias estão em sites e em textos dentro dos jogos

Hoje eu vou falar um pouco sobre a Lore de League Of Legends, mais especificamente, os Darkin, afinal, a Lore deles foi atualizada recentemente e ela me fez perceber algumas coisas. Então sem mais delongas, eu lhes apresento minha opinião sobre mais um assunto que ninguém se importa.

Bem vamos estabelecer algumas coisas antes, League of Legends se passa num mundo chamado Runeterra, esse mundo tem suas regiões, cidades, impérios, etc. Mas por que isso importa para o assunto de hoje? bem, vamos falar brevemente sobre uma dessas regiões, no caso, Shurima.

Shurima é uma região de Runeterra, ela é basicamente uma versão desse universo do nosso Egito, com desertos, criaturas divinas com cabeças de animais (isso é importante pro assunto de hoje, por sinal), ouro, nômades e tudo isso ai. Apesar da inspiração egípcia, o líder de Shurima era conhecido como Imperador.

Um paraíso em meio a um deserto

O império de Shurima teve uma época de prosperidade e expansão, porém, devido a queda do Imperador Azir no seu ritual de ascensão devido a traição de Xerath, um escravo que ele chamava de amigo, o império de Shurima viria a ruir e ser destruído, após milênios da queda do império de Shurima, a região agora era um deserto povoado por descendentes de Shurima e também por pessoas que vinham atrás dos tesouros existentes do antigo império.

História vai, Lore vem, o Azir é ressuscitado e agora ele quer re-erguer Shurima a sua antiga glória. Porém o que nos importa é apenas a queda de Azir. Vamos lá, o Azir teve sua morte durante seu ritual de ascensão, um antigo ritual Shuriname que consistia em enviar humanos que fossem dignos até o topo do que eles chamavam de Disco do Sol, onde os mesmos eram infundidos com poderes aqueles de um deus e se tornavam Ascendidos, normalmente ganhando características de animais.

E assim tínhamos guerreiros e imperadores Ascendidos, com poderes divinos e capacidades além da compreensão. E isso era incrível para Shurima, ter acesso a esse poder provavelmente é o que permitiu ao império de Shurima prosperar. Em meio a esses anos de prosperidade existia uma cidade chamada de Icathia, essa era uma região rebelde, que não gostava de fazer parte de Shurima. Em meio as revoltas de Icathia houve uma grande batalha, onde Icathia de alguma maneira conseguiu evocar as criaturas do Vazio.

Olha que bonitinho aquele bicho do vazio, só parece um... erm... hã... é... esquece

O Vazio é uma espécie de dimensão paralela a Runeterra cheia de horrores indescritíveis e incompreensíveis. Dizem que o Vazio corrompe e consome tudo que o vê. Para combater essa loucura, Shurima envia todos os seus maiores guerreiros, os exércitos subordinados aos Ascendidos e também envia os mesmos. Após duras batalhas a guerra contra o Vazio em Icathia acabara com a vitória de Shurima, porém as perdas foram imensas e os Ascendidos que foram enviados, bem, esses nunca mais foram os mesmos.

Logo após isso a Traição de Xerath acontece e Azir é morto, os Ascendentes então estão sem um Imperador para comandá-los e tendo sido expostos ao horrores do vazio foi apenas questão de tempo até que eles simplesmente enlouquecessem. Agora os Ascendidos começaram a guerrear e utilizar-se de magias proibidas causando assim o fim do Império Shuriname. Os povos que sobraram passaram a chamar esses ascendidos que agora traziam destruição e loucura ao mundo de Darkin, uma palavra que significava "Os Caídos" na sua língua antiga.

Essa guerra dentre os Darkin chamou a atenção de outras entidades que ficaram preocupadas com o que isso podia trazer ao mundo. Essas entidades ensinaram aos humanos como capturar e trancar esses Darkins em armas para que seus poderes não despertassem mais no mundo (em teoria é claro).

Acho que nem doeu né mano? 

Essa é basicamente a história dos Darkin, acreditem, isso é uma versão resumida, e pra ser sincero, eu recomendo MUITO que se você gosta de histórias de jogos e queira ver algo que é muito promissor (não bom, pois é muito cedo para dizer isso) vocês devem checar SIM a Lore de League of Legends, tem muita coisa interessante sendo feita nesse Retcom da Riot Games a Lore de se jogo (Lore pode ser vista aqui: https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/) e sério, leiam, eu vou falar mais vezes desse jogo e por mais que eu faça o máximo para que vocês entendam, eu sou humano e não consigo passar tudo... então né? Leiam lá quando tiverem tempo.

Tudo bem, agora vocês sabem, mais ou menos, o que são os Darkin, mas... por que eu chamo isso e Dilema Darkin? bem, nem sempre os Darkins foram isso, originalmente os Darkins eram seres de outro mundo que foram atraídos para Runeterra pelas guerras que lá existiam, afinal, eles eram uma raça que vivia da guerra. Guerra pra eles era quase como alimento.

A questão é que essa versão antiga da Lore falava de uma imensa guerra chamada de Guerra Darkin, que envolvia os Darkin quando eles chegaram (que por sinal, diziam que eram 5) porém essa Guerra não tinha impacto nenhum. Ela era contada em termos imensos, como se fosse uma guerra que alterou o curso da história, mas essa guerra não era sentida em lugar nenhum, é como se tivéssemos uma guerra mundial por anos mas assim que ela acaba tudo volta ao normal e é como se ela nunca tivesse ocorrido, ninguém sofre consequências, nada é destruído, etc etc etc.

O Dilema Darkin envolvia como inserir os mesmos no mundo de Runeterra de maneira acreditável. Vejam temos 3 campeões jogáveis atualmente que são Darkins, esses são Aatrox, Varus e Rhaast (o ultimo sendo uma forma do campeão Kayn, mas isso envolve gameplay e tal então, é). O Aatrox foi o primeiro deles, o Varus foi transformado em um num Retcom recente da sua Lore e o Rhaast é empunhado por Kayn.

Esse é o novo Aatrox... parece um amor de criatura divina caída, não é? 

Cada Darkin se encontrava em um lugar e de uma maneira com pouca coisa para conectá-los. Então a Riot teve a ideia de fazer com que os Darkins fossem algo a mais, algo que envolvesse o mundo e de quebra tornasse a queda de Shurima algo mais crível, afinal antigamente a queda de Shurima acontecia por que o Azir morreu e ponto, ele morreu e o império ruiu FIM. Agora os Darkins tem uma origem para seus poderes, Shurima tem uma queda interessante e que pode ser muito explorada e entendemos agora o motivo dos Darkins estarem presos em Armas e precisarem possuir hospedeiros.

E isso é algo muito bem vindo, na realidade, quando conhecemos uma história, normalmente tendemos a nos importar apenas para os feitos e eventos e nunca com as consequências. Mostrar tudo que acontece após o fim de algo, o que acontece com os povos que sobraram, as cidades destruídas e tendo de ser reconstruídas, as feridas e cicatrizes deixadas por batalhas épicas e gigantes, tanto nos que viveram ela quanto nos que vieram depois dela. Isso são coisas que fazem a construção de um mundo, quando existem consequências existe um mundo, quando tudo se conecta temos mais proximidade com a vida real.

Isso é um mundo, definitivamente não é a terra, em nenhum momento isso é a terra, ok? combinado?

A história de Runeterra vem passando por um momento interessante, o mundo está sendo reconstruído e muito está acontecendo e mudando. Eu vou falar bem mais dela aqui no futuro próximo, talvez até de histórias do passado e como elas poderiam ter sido melhores e tudo mais, mas isso é papo pra outro dia, hoje eu só queria trazer a vocês essa parte dos Darkin e como a Riot fez um belo trabalho com eles na sua inserção no mundo e ainda, de quebra deixou o mundo deles mais rico e interessante.

Até a próxima galera, deixem nos comentários o que acharam da série, da Lore que eu analisei hoje, se tem algo que vocês querem que eu dê uma olhada, criticas, elogios, me xingar, o que quiserem. É só utilizarem os comentários e eu garanto que eu vou ler e responder se for necessário. É isso ai galera, Derek aqui e nos vemos na sexta que vem!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 - Melhores Megazords de Power Rangers

A Rede de Morfagem

Falando Sobre: Yu-Gi-Oh! GX Season 1