Todos a bordo do expresso IMAGINATION!!!
Fala pessoal, aqui é o Cracks e eu serei seu guia nessa viagem pelas terras imaginarias de "Ressha Sentai ToQger"
Inicialmente essa série me fez ficar com um pé atrás, o visual parecia bobo, os mechas pareciam ridículos, mas eu resolvi dar uma chance pra ela e... Sinceramente, eu me surpreendi muito, eles conseguem entregar uma história boa, desenvolver seus personagens e mais um monte de coisas que supera o visual tosco e infantil
É um sentai com trens!!! |
Isso aqui também não ajudou muito |
Enredo
Vamos lá, ToQger conta a história de 5 jovens que de repente acordam em um trem, sem memórias(a não ser de sua infância) e o condutor do trem diz que eles são os escolhidos para serem os ToQger, uma equipe de heróis que tem o dever de derrotar o terrível exército da Shadow Line, inicialmente eles relutam, porem após um primeiro confronto com a Shadow Line eles percebem que esse é o certo a se fazer.
Durante a jornada algumas memórias começam a voltar e eles chegam à conclusão de que a cidade deles foi tomada pela Shadow Line o que os motiva ainda mais a derrotá-los.
Durante a jornada algumas memórias começam a voltar e eles chegam à conclusão de que a cidade deles foi tomada pela Shadow Line o que os motiva ainda mais a derrotá-los.
A Shadow Line consiste basicamente em um exercito de monstros chamados Shadow Kaijin(algo como fantasmas sombrios em japonês) que querem mergulhar os humanos em trevas para fazer com que seu imperador Z possa renascer com força total para dominar o mundo e o método utilizado para isso é retirar uma força chamada Imagination dos humanos, para remover a Imagination deles, os Shadows utilizam todo tipo de artificio que possa estragar os sonhos, destruir esperanças ou remover qualquer tipo de felicidade das pessoas.
Os ToQger foram escolhidos justamente por serem pessoas com um alto nível de Imagination e poderem resistir aos ataques dos Shadows, eles lutam representando a Rainbow Line, uma linha ferroviaria oposta à Shadow Line, que se reforça com base na Imagination dos humanos(que geralmente é mais forte nas crianças).
Personagens
Right Suzuki
Right é o principal protagonista da série, o ToQ Ichigou, ele é dentre os ToQgers o mais forte e com o maior nível de Imagination, ele é muito imprudente, inconsequente, um poço sem fundo, porem ele é extremamente confiável, ele é o pilar principal da equipe dentro das batalhas e muitas vezes o motor deles, por varias vezes ele precisou lembrá-los de sua missão para que não desistissem.
Apesar do clichê esperado, ele não é de fato o lider da equipe.
Haru Tokashiki
Tokashi é o cara desajeitado do grupo, ele tem muito vergonha, é extremamente sem jeito, muito metódico e tem medo de arriscar as vezes, mas isso é o que torna ele um ToQ Nigou tão especial, ele é provavelmente o personagem que mais conseguiu se transformar na série, aprendendo a falar sobre seus sentimentos e passando a interagir de uma forma melhor com os outros personagens, apesar da aparência ele não atende ao estereótipo do nerd da equipe.
Mio Natsume
Mio é a mãezona do grupo, a ToQ Sangou é aquela tipica personagem que segura as pontas para os outros(além de ser a coisinha mais linda do mundo), enquanto Right é o motor da emoção e que não deixa que eles se afastem da missão, Mio é basicamente quem dá todo o apoio emocional a eles durante a jornada, sua relação é muito bem desenvolvida principalmente com Kagura(elas literalmente passam o tempo quase todo de mãos dadas[e isso é muito fofinho]), além disso existem diversas cenas em que é possível perceber que ela se importa com coisas que nenhum outro ToQger está se importando(como por exemplo quando ela tenta fazer Hikari comer vegetais pois ele precisa se manter saudável para lutar).
Hikari Nonomura
Hikari é o personagem mais "cabeça" por assim dizer, pensa com calma, analisa situações e é geralmente ele quem propõe um plano para derrotar o monstro da semana, apesar de no inicio ele ser quem menos gosta da ideia de serem um grupo de heróis, logo ele aceita a alcunha de ToQ Yongou.
Muitas vezes ele exerce o papel de rival no time, principalmente para Right, mas com o passar dos episódios esse papel é esquecido e o foco passa para o fato de ele ser um excelente amigo, inclusive sendo o único a quem Tokashi confia seu grande segredo.
Kagura Izumi
Kagura é a ToQ Gogou e é um tipo de personagem muito diferente do que eu estava esperando, apesar de ter uma aparência muito "fancy" que passava a impressão de arrogância ou mesquinhez nos primeiros capítulos, ela se mostra muito devotada à causa dos ToQger, além de ser basicamente uma criança, tem pesadelos recorrentes, dá muito valor às lembranças de brincadeiras que eles faziam e constantemente necessita do amparo de Mio, que é sua melhor amiga e praticamente sua mãe durante a série.
Akira Nijino
Akira é o tipico sexto herói de Super Sentai, o ToQ Rokugou era inicialmente uma vilão, mais precisamente um Shadow Kaijin, que trazia as trevas por meio da chuva que estragava os planos dos humanos e fazia que eles se deprimissem por ficar em casa, porém certo dia ele vê o arco irirs que nasce após sua chuva e depois de uma severa reflexão ele decide se unir aos mocinhos.
No time ele inicialmente faz o papel do lobo solitario, mas com o passar do tempo ele passa a se aproximar mais de seus colegas se torna um belo amigo para eles.
No time ele inicialmente faz o papel do lobo solitario, mas com o passar do tempo ele passa a se aproximar mais de seus colegas se torna um belo amigo para eles.
Condutor e Ticket
O condutor é quem passa todas as instruções aos ToQger e lhes ensina tudo o que for necessário para a jornada, além disso ele presta suporte nas missões de campo.
Ticket(o fantoche dele) é basicamente o mascote da equipe, um alivio cômico bem básico mas com algumas cenas bem legais até.
Z
Z é o grande chefão final, o Imperador da Shadow Line, ironicamente ele é extremamente fascinado pelo brilho que há em Right e quer possuir aquele brilho de qualquer maneira, inicialmente seu personagem é construído de uma forma um pouco confusa, pois dá a impressão de que ele pode acabar estragando todo seu plano com essa obsessão por luz, mas logo é revelado que ele apenas quer as "trevas mais brilhantes" e com o tempo essa história começa a se resolver.
Imagination
A Imagination é muitas vezes referida como uma energia humana que é muito latente em crianças e vai se perdendo com o passar da idade, fazendo com que os adultos, apesar de fisicamente mais resistente, sejam muito suscetíveis aos ataques de Shadows.
Inclusive, os trens da Rainbow Line não podem ser vistos por pessoas sem um certo nível de Imagination(que geralmente só é atingido pelas crianças) enquanto os Shadows aparecem para todos.
Há quem diga que além do paralelo óbvio, a Imagination e as trevas gerados pelos Shadows são uma alusão à depressão, pelo fato de que após serem atacados os humanos entram em um estado sombrio que lembra certos sintomas de inúmeras doenças psicológicas.
Relações
Os ToQger são amigos de infância e essa relação é sempre muito explorada na maioria dos episódios e ela se desenvolve de maneiras diferentes para cada dupla, além dos clássicos episódios focados em um só ranger para desenvolvê-lo existem vários episódios que são focados em uma determinada dupla, para desenvolver o relacionamento deles.
Nem todas as duplas possíveis são abordadas mas os episódios que fazem isso sempre são interessantes, o que eu achei um belo diferencial de outras séries de Sentai e Power Ranger que eu já vi, pois esse tipo de relação é raramente abordada e geralmente quando algum personagem demonstra um sentimento é de uma forma muito vaga e que logo é esquecida, enquanto em ToQger você consegue ver personagens se apaixonando, sendo nostálgicos e sendo amigos de verdade(não aquela forçada básica que a gente sempre vê em PR).
Considerações Finais
ToQger é uma série muito divertida, com alguns temas que podem nos ensinar certas coisas para a vida real(como por exemplo Tokashi lidando com sua indecisão), além de uma certa carga emocional, com um final surpreendente(eu confesso que ele me fez chorar).
É uma série que eu recomendo fortemente, se você já está acostumado com tokusatsus em geral, mas caso esteja procurando algo novo pra ver também é um boa opção, justamente pelo fato do visual bobo e focado em crianças ela tem um tom bem leve, com algumas coisas que você pode pegar se prestar muita atenção(não que seja necessário).
Isso é tudo crianças, bebam frutas, comam água, respeitem seus pais e até a próxima(de volta com o top 10 do blog).
Comentários
Postar um comentário